Dia da Saúde e da Nutrição

Dia 31 de Março se comemora o dia da Saúde e da Nutrição. Muito se fala sobre o assunto, mas vale ressaltar o significado das palavras:

SAÚDE: A saúde é um dos direitos fundamentais do ser humano. Muito mais do que a ausência de doenças, ela pode ser definida como qualidade de vida.

Nossa saúde depende de muitas coisas, como, por exemplo, das condições sociais, históricas, econômicas e ambientais em que vivemos, e de escolhas que fazemos no nosso dia-a-dia.
No Brasil, segundo a Constituição Federal, a saúde é um direito de todos e um dever do Estado. A Constituição também diz que as ações e serviços públicos de saúde são responsabilidade do sistema único de Saúde (SUS).

NUTRIÇÃO: A nutrição é a ciência que estuda a composição dos alimentos e as necessidades nutricionais do indivíduo, em diferentes estados de saúde e doenças. Alimentar-se é o ato voluntário de fornecer alimentos ao organismo.

A nutrição se inicia depois que os alimentos entram no organismo e são transformados em nutrientes.

Para que nossas crianças e nós estejamos sempre saudáveis não é necessário que se elimine gorduras, guloseimas, sal e açúcar da alimentação, basta que se diminua a ingestão e no lugar destes comece a adotar o hábito de ingerir frutas, sanduíches naturais, iogurtes, entre outros lanches saudáveis assim você educa seu filho para uma vida mais saudável.

OS 10 PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO MAIS SAUDÁVEL

  1. Aumente e varie o consumo de frutas, verduras e legumes. Coma-os 5 vezes por dia.
  2. Coma feijão pelo menos uma vez por dia, no mínimo 4 vezes por semana.
  3. Reduza o consumo de alimentos gordurosos, tais como: carnes com gordura aparente, salsicha, mortadela, frituras e salgadinhos. Coma no máximo uma vez por semana.
  4. Reduza o consumo de sal. Tire o saleiro da mesa.
  5. Faça pelo menos 3 refeições e 1 lanche por dia. Não pule as refeições.
  6. Reduza o consumo de doces, balas, biscoitos e outros alimentos ricos em açúcar para no máximo 2 vezes por semana.
  7. Reduza o consumo de refrigerantes e evite o seu consumo diário. Evite o consumo de álcool. Beba água.
  8. Aprecie sua refeição. Coma devagar! Mastigue bem os alimentos.
  9. Mantenha seu peso dentro dos limites saudáveis para sua idade. Procure um médico ou nutricionista para dar as orientações necessárias e adequadas.

10. Seja ativo. Acumule 30 minutos de atividade física todos os dias. Caminhe pelo seu bairro, suba escadas. Não passe muitas horas assistindo TV ou no computador.

Atividade desenvolvida junto aos alunos dos Prés II, foi solicitado as suas famílias que enviassem frutas, para que as crianças degustassem e experimentassem seu sabor e tivessem contato com frutas diferentes do seu dia-a-dia.

A Fernanda nutricionista da instituição acompanhou esta atividade, oferecendo sucos, pedaços de frutas e vitaminas.

Experimentação das frutas

Experimentação de vitamina

Mais fotos: https://picasaweb.google.com/101320427170414256136/Nutricao2011?authkey=Gv1sRgCIPvqe3KiuyxfA&feat=email#

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s