Crianças mimadas x Adultos saudáveis

O RESPEITO ÀS REGRAS E A ACEITAÇÃO DE FRUSTRAÇÕES FAZEM PARTE DO APRENDIZADO QUE TRANSFORMA CRIANÇAS MIMADAS EM ADULTOS SAUDÁVEIS

Desinteresse pelos estudos, distúrbios de comportamento em casa e na escola, descontrole emocional, agressividade física e verbal. Diariamente convivemos com crianças e jovens que não aprendem a aceitar regras, limites e frustrações. Ao mesmo tempo em que não queremos criar crianças amedrontadas e passivas. A aceitação de limites faz parte da construção de uma personalidade mais equilibrada e saudável. A criança precisa aprender a conviver socialmente, e precisa entender que vai ouvir não, e vai se frustrar, mais que isso faz parte da vida. Um dos papéis da escola é ensinar a criança a sair do egocentrismo e perceber que existe um mundo que nem sempre vai realizar todas as suas vontades. Antes de tudo é preciso ajuda dos pais. Os pais têm que entender que sozinha a escola não coloca limite. Um comportamento adequado, com respeito às regras, faz com que o aluno consiga se inserir melhor no ambiente escolar, o que potencializa a aprendizagem.

Com regras eu aprendo.

VÍNCULO E AUTORIDADE

O Abraço, o carinho e a afetividade são fundamentais no processo de estabelecimento de limites e normas. Quando a criança cria vínculos com os pais e com os professores, ela aceita e recebe melhor as regras. Do contrário vai sempre tentar competir e medir forças. O adulto precisa ter consciência de sua autoridade. Algumas atitudes de birra, competição e gritos são demonstrações de crianças que percebem a fraqueza do adulto e tentam tomar seu lugar. Se ela não reconhece o adulto como referência, ela mesma resolve assumir o comando. Em casa o comando está nas mãos dos pais, e na escola do professor. E quando as duas figuras não estão em sintonia?” Os pais precisam entender que algumas atitudes não são punição, mas de correção de comportamento e de postura. Porém é preciso ser justo e coerente nas ações. A escola deve deixar claro quais são os objetivos educacionais (bons modos, valores, respeito, princípio, ética). Atitudes simples podem criar um efeito poderoso sobre os alunos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s