O Fundo Diocesano de Solidariedade foi inspirado no Fundo Nacional de Solidariedade, criado em 1998, quando a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) decidiu unir a Campanha da Fraternidade com a Campanha Permanente de Solidariedade e realizar a Coleta da Solidariedade, no Domingo de Ramos. Na Arquidiocese de Curitiba, foi instituído em 2008, colaborando com a realização de mais de 50 projetos sociais e com a promoção da solidariedade atuando diretamente com os necessitados: as mulheres da periferia, os jovens que promovem ações de educação e de cultura, as pastorais sociais.
Mais do que um Fundo financiador de projetos, o FDS concretiza ações que promovem a vida, levando o rosto da Igreja aos que mais necessitam. É também um fomentador de solidariedade, já que são os próprios fiéis que contribuem com as doações.
Nós recebemos no dia 20 de Setembro o repasse de R$ 6.976,72 (Seis mil, novecentos e setenta e seis reais e setenta e dois centavos), das mãos de Dom Moacyr José Vitti Arcebispo Metropolitano e de Dom João Carlos Seneme Bispo Auxiliar, também de nossa Diocese. Este recurso será destinado a realização do Projeto: Mais respeito. Eu sou a Terra!, onde trabalharemos as relações com o Meio Ambiente, tema da Campanha da Fraternidade 2011 – Fraternidade e a Vida do Planeta, durante o restante deste ano e no ano vindouro.