Durante os meses de Março e Abril a fonoaudióloga Mônica fez a triagem de nossas crianças, ela produziu este interessante texto que vai compor as notícias de nosso blog.
Num período de 1 ano a partir do nascimento da criança muitas mudanças ocorrem inclusive no crescimento da boca. O aumento do espaço dentro da boca, uma melhor posição da língua e a presença dos primeiros dentinhos possibilitarão que ela mastigue.
A mastigação é uma função que se aprende desde pequenininho. Ensinamos a criança a mastigar desde as primeiras sopinhas granulosas ,amassadas no garfo .
Ao mastigar alimentos de consistências variadas, estimulamos o correto crescimento da maxila e da mandíbula.
A mastigação equilibrada é realizada de maneira alternada , bilateral, e com a boca fechada.
E como alguns dos músculos da mastigação são também músculos utilizados na produção da fala, estaremos estimulando o equilíbrio muscular também para a fala.
Por isso o ideal é que desde cedo sejam oferecidos alimentos que precisam ser mastigados para ser digeridos. na medida em que os dentinhos vão aparecendo, mais “pedaçudos” poderão ser os alimentos.
E quando a criança aprender a usar os talheres, ofereça alimentos cortados em pedaços maiores para que a mastigação continue sendo estimulada.
Assim , estimulando uma mastigação saudável, estaremos propiciando não somente o equilíbrio das arcadas dentárias, mas também uma melhor digestão e uma melhor produção da fala.
Fga Mônica de S. Ferro Marques – CRFª 4987-T/PR