Outro texto produzido pela fonoaudióloga Mônica, sobre a estimulação da linguagem nos nossos pequenos, vamos ver como podemos ajudá-los.
Entre 1 e 2 anos de idade a criança começa a se expressar falando. Apesar de parecer um momento “mágico” ele é de fato decorrente de uma série de aprendizados que vão acontecendo desde que ela nasceu. As primeiras brincadeiras que a criança realiza com o próprio corpo e depois com alguns objetos vão sendo organizados mentalmente. E por volta de 1 ano as primeiras palavras surgem.
Desde cedo é possível observar que os bebês vocalizam sons e prestam atenção na fala dos adultos. Aos 2 meses já reconhecem e se acalmam ao escutar a voz da mãe. Aos 6 meses balbuciam e gostam de escutar sua própria voz. E aos 14 meses as primeiras palavras são pronunciadas.
Algumas atitudes podem estimular o desenvolvimento da linguagem:
- Use frases simples e objetivas para falar com a criança pequena.
- Quanto maior a criança utilize menos pistas indicativas.
- Ajuste sua fala de forma que a criança lhe compreenda. Mas não fale de forma infantilizada. Frequentemente a criança percebe a diferença do falar e passa a ter comportamentos infantilizados somente com o adulto que assim fala com ela.
- Converse sobre diversos assuntos. Essa variedade propiciará o aumento do repertório de palavras conhecidas.
- A proximidade física facilita a interação com a criança.
- Varie a entonação de sua fala. Isso auxiliará os pequenos a melhor compreender.
- Aguarde o tempo necessário para que a criança se expresse. Ela está realmente se esforçando para ser compreendida.
- Valorize esses preciosos e intensos momentos de comunicação! A família é fundamental na formação de conceitos e valores desta criança.
Fga Mônica de S. Ferro Marques – CRFª 4987-T/PR