O que fazer para que as crianças se alimentem melhor? Parte 2

18 meses

Aos 18 meses, seu filho precisa de menos comida do que precisava durante seu primeiro ano de vida. Pois, seu ritmo de crescimento simplesmente diminuiu e outras coisas ocupam seu tempo. Nessa idade, a criança é muito seletiva em relação à comida. Não a force a comer, nem exija que ela raspe o prato antes de sair da mesa. O fato de força-lo pode gerar distúrbios alimentares mais tarde.

A alimentação nesta idade é a mesma do adulto só que com menos tempero. Em geral, é preciso oferecer o alimento aproximadamente dez vezes em diferentes preparações até que a criança o aceite. Por isso, não se aborreça nem se intimide com a primeira ou segunda recusa de seu filho em experimentar um determinado alimento.

Não tente usar o alimento como recompensa. Se seu filho começar a comer só para agradá-la, não estará comendo pelos motivos certos.

Não engane a criança para que ela coma isto não desenvolve hábitos alimentares saudáveis. Estudos revelam que essa atitude só leva a criança a comer menos e nada mais.

Lembre-se de dar ao seu filho diversas oportunidades de se alimentar. Ele está pronto para treinar o uso da colher e do copo. Evite alimentos com os quais ele possa se engasgar, como uvas, nozes ou cenoura crua.

 Com relação aos líquidos, em geral, a criança não precisa de mais de 180 ml de suco de fruta por dia. Lembre-se de que a Fruta fresca é a melhor opção. As crianças “viciadas” em suco têm padrões de crescimento insatisfatórios e correm o risco de desenvolver diarreia infantil, cáries e desequilíbrio nutricional.

Seu filho também não precisa tomar mais de 700 ml de leite por dia. O leite deve ser integral, não desnatado. Nessa idade, os ácidos graxos são essenciais ao crescimento e desenvolvimento do cérebro da criança.

Se ele ainda tomar mamadeira, comece a tirá-la. Um copo com canudo é uma boa alternativa se você não aguentar os derramamentos frequentes. Não deixe que a criança leve o copinho para a cama. Não é bom para o sono nem para a nutrição e pode estragar os dentes.

Estimule a independência de seu filho de 18 meses deixando-o comer sozinho; assim, ele aprenderá a usar utensílios e xícaras. Ao mesmo tempo, não tolere que seu filho jogue comida para o alto. Se ele já parou de comer e começa a jogar comida para o alto, é porque a fome já passou.

Atenciosamente Fernanda Gums Neto – Nutricionista CRN8-5394

Fonte: extra.globo.com.br; pampers.com.br, literatura sobre educação nutricional e através de vivências no CEI.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s