Cardápio de Junho

HÁBITOS ALIMENTARES DE CRIANÇAS DE 1 A 6 ANOS

Inicia-se com a bagagem genética, a formação dos hábitos alimentares que interfere nas preferências alimentares e  vai sofrendo diversas influências: nos primeiros seis meses de vida o tipo de aleitamento recebido; a forma como os alimentos complementares foram incluídos no primeiro ano de vida; experiências positivas e negativas quanto à alimentação ao longo da infância, hábitos familiares e condição socioeconômica, entre outros.

Os hábitos alimentares, as recomendações nutricionais devem convergir para um único fim: o bem estar físico, emocional e social da criança. As necessidades nutricionais de cada criança indica análise individualizada, podem deferir em uma mesma faixa etária.

Características Nutricionais da criança no Pré-escolar.

Caracteriza-se esse período pela diminuição da velocidade de crescimento e, portanto, pela diminuição do apetite. A falta de interesse pela alimentação nessa fase é natural, cabe aos profissionais comentar com os pais que se deve evitar as famosas chantagens e artifícios para obrigar a criança a comer. As atitudes: como disfarçar os alimentos, distrair a criança com brincadeiras ou televisão na hora das refeições, podem gerar uma verdadeira desestruturação no comportamento alimentar normal. As características fisiológicas e comportamentais são comuns nesta faixa etária. O pré-escolar apresenta volume gástrico pequeno (200 a 300 ml) e apetite inconsistente. Não podem ser considerados como problema os momentos de inapetência.

De acordo com o texto e o acompanhamento das crianças aqui do Cei Colmeia’s, algumas apresentam características similares as supracitadas, cabe a nós profissionais e pais, termos atenção especial para identificar as queixas e se necessário encaminhar para o profissional de saúde, se for o caso.

Nutricionista: Cirlei A.  Kister

CRN8: 5390

Fonte: Vitolo, Marcia, Regina – Nutrição ‘Da Gestação a Adolescência, 2003’.

Inapetência do Pré-escolar

Nessa faixa etária, a inapetência, é a queixa mais comum entre as mães e não pode ser considerado como um diagnóstico pelo profissional assistindo a criança. É necessário avaliar se a queixa é consistente, considerando o crescimento, o desenvolvimento, os hábitos alimentares e parâmetros bioquímicos. Avaliados esses aspectos, classifica-se a inapetência comportamental ou orgânica.

Inapetência Comportamental

Tem origem na dinâmica familiar, sua base é psicogênica. Para chamar a atenção a criança deixa de comer e observa que essa tática funciona. Difícil de ser rompido cria-se um circulo vicioso. A mãe permite que seu filho consuma alimentos de fácil aceitação, sem nenhuma restrição de horário, pois teme que não coma nunca mais.

Inapetência Orgânica

A inapetência orgânica pode estar associada à falta de micronutrientes, especialmente o ferro. De modo geral, associado à apatia e desinteresse pela alimentação, independente da presença da mãe.

Recomendações para Praticas Dietéticas do Pré-escolar

Intervalo de 2 a 3 horas entre a ingestão de qualquer alimento e o horário das principais refeições; pequena quantidade de alimentos nas refeições; se houver reacusa da refeição principal, não substituir por leite ou produtos lácteos, oferecer mais tarde. Mesmo que a criança não aceite; verduras e legumes, manter a presença, mas sem obrigatoriedade; não oferecer guloseimas como recompensa ou castigos.

Fonte: Vitolo, Marcia, Regina – Nutrição ‘Da Gestação a Adolescência, 2003.

 Cardápio Berçário I

CARDÁPIO BERÇÁRIO 1

Cardápio Berçário II

CARDÁPIO BERÇÁRIO 2

Cardápio Berçário III e Infantis e SCFV

CARDÁPIO BERÇÁRIO 3, INFANTIL 1 ao 6

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s