Alimentos X Dentição

Com o objetivo de incentivar o consumo de alimentos saudáveis que forneçam cálcio para a dentição, a nutricionista Cirlei, realizou uma atividade com nossas crianças do Berçário IV.

Depois de dar a orientação para as crianças sobre a higienização das mãos com água e álcool 70%, eles passaram a demonstrar para as crianças os alimentos que fornecem o mineral cálcio, como o leite e seus derivados, peixe, brócolis, couve manteiga, gergelim, entre outros.

E eles aprenderam que podem comer destes alimentos de várias formas e em preparos bem diferentes.

ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL:

Explicar a importância do consumo desses alimentos para dentição saudável,  além de conter outras vitaminas e sais minerais,  auxiliam na prevenção de algumas doenças na vida adulta.

QUANTIDADE DE CONSUMO DE CÁLCIO/DIA: Segundo Organização Mundial(OMS) da Saúde: sugere consumir de 300 a 600 mg/dia na  infância dependo da idade.

APRESENTAÇÃO DOS ALIMENTOS COM CÁLCIO: Degustar alguns alimentos, no momento da demonstração.

PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS: facilitar o contato com alimentos saudáveis, incentivando o cuidado com a saúde desde a infância.

RESULTADO FINAL :  A participação das crianças foi unânime, inclusive na degustação, todos ficaram atentos durante a breve explicação e ansiosos para participar da atividade.

ARTIGO  DE REVISÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO CONSUMO DE  CÁLCIO NA ALIMENTAÇÃO

No que diz respeito às questões de políticas de saúde publica, atualmente, o cálcio tem recebido destaque, visto que é de fundamental importância para a saúde óssea. Observa-se mesmo em países desenvolvidos o consumo dietético de cálcio abaixo do recomendado. A substituição do leite pelo refrigerante é um dos principais fatores que influenciam o consumo de cálcio. O National Institute of Health (2000), atribui ao limitado consumo de leite e derivados, baixa ingestão de frutas e vegetais e aumento consumo de bebidas com baixo teor de cálcio, como os refrigerantes. Um indício de que no Brasil esta ocorrendo uma substituição de bebidas lácteas pelo refrigerante, uma vez que seu consumo aumentou consideravelmente nos últimos anos, segundo Pesquisa Orçamentaria Familiar (POF), realizada em 200-2003.

Além disso, Ortega et al. (1999), ressalta que crianças que não tomavam o café da manhã consumiam menos cálcio e comprometiam a qualidade da dieta. A adequação da ingestão de cálcio com a alimentação, deve ser prioridade. Concretizar mudanças do comportamento alimentar em grandes populações é um desafio.

Referência

Rev. Bras. Reumatol. vol 49 n° 2, São Paulo Março/Abril 2009; Cálcio Dietético Estratégias para Otimizar o Consumo.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s