Bolo de fubá – saudável

A turma do SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos em uma roda de conversa estavam falando sobre culinária e combinaram de preparar um bolo de fubá em sala, para comer outro dia no café da manhã. As crianças se dividiram em equipes para pesquisar os ingredientes e a educadora montou a receita, que foi executada pelas crianças.

BOLO DE FUBÁ

Ingredientes

3 ovos

1 lata de milho com água

Usando a medida da lata meia lata de óleo.

1 lata de  açúcar.

1 lata de fubá

2 colheres de fermento.

PREPARO

Colocar todos ingredientes no liquidificador e bater, por último adicionar o fermento. Por em forma untada e levar ao forno.

Foi escrito a receita do bolo de fubá no quadro e pesquisado a sua história, onde todos prestaram atenção. A história dizia:

O fubá é uma daquelas delícias típicas da casa da vovó, e tem uma história bem interessante.

Sabemos que o fubá se trata de farinha fina feita com milho moído. No Brasil o milho já era muito utilizado desde antes do descobrimento e colonização, mas a difusão desta iguaria se deve muito aos portugueses e africanos. A receita do bolo de fubá era muito usado nas grandes fazendas  e foi amplamente difundido por todo o país, tornando-se uma receita típica do nordeste e sudoeste do país.  Após contar um pouco da história do bolo de fubá, falei sobre a higiene que devemos ter ao preparar os alimentos. Todas as crianças colocaram as toucas para não cair cabelo no bolo, fomos até o banheiro todos lavaram a mão e ao retornarem para a sala usamos álcool gel nas mão. Tudo organizado começamos a preparar o bolo. Duas crianças untaram as formas com óleo,  outras duas passaram o açúcar em cima da forma untada. Após  as crianças quebraram os ovos, colocaram o açúcar, o milho com água, ligaram o liquidificador várias vezes, e por ultimo o fermento. Todos participaram do preparo ajudaram a colocar nas formas e conduzir ao forno. No outro dia para o café da manhã todos comeram um pedaço do bolo.  Estavam muito orgulhosos porque foi eles que prepararam.

Mais fotos no facebook da Associação das Abelhinhas de Santa Rita de Cássia.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s