Histórico

O atendimento á criança e as famílias carentes da comunidade, vem sendo realizado desde a década de 60, quando a senhora Nezita Blansky Kleinke deparou-se com o estado de miserabilidade dos moradores do bairro que morava. Assim começou um trabalho assistencial e educativo visando o bem-estar e a colocação das famílias no mercado de trabalho. Com o tempo, surgiu a necessidade de um programa mais abrangente, envolvendo aspectos de saneamento básico, horticultura, cuidados básicos do lar, educação dos filhos, alimentação e aproveitamento de retalhos.

Em 9 de fevereiro de 1962, era fundada a Associação das Abelhinhas de Santa Rita de Cássia, com a finalidade de prestar assistência social à população em risco social da região. Como as mães traziam as crianças para as atividades oferecidas e não haviam escolas disponíveis, foi implantado uma turma de ensino fundamental. Em 1970 foi inaugurada a sede própria da entidade.

6 pensamentos sobre “Histórico

  1. É com grande tristeza em meu coração, mas com a certeza do céu que recebi a noticia que a Tia Nezita(Nezita Blansky Kleinke ) faleceu no dia de hoje (04/ julho) !
    Mulher abençoada que fundou a Escola Colmeia e Associação das Abelhinhas de Santa Rita de Cassia,onde eu estudei do Maternal até a 8ª série do ensino fundamental(na década de 70 e 80), ou seja convivi com ela por mais ou menos 12 anos de minha vida !
    Com ela aprendi a devoção a Santuário Santa Rita de Cássia,com ela aprendi a ser uma criança prendada através de seus cursos de artesanatos,comela tive a oportunidade de conversar e conhece-la melhor e tbem ouvir dela quando eu voltei como estagiaria de Pedagogia que gostaria que um dia eu pudesse escrever um livro com suas memorias … Tia Nezita tenho certeza que uma pessoa boa e humana como a sra.só pode ter ido se encontrar com Deus,nossa Maezinha Maria e nossa santa protetora Santa Rita de Cassia … a certeza do céu é o que nos consola !!! Obrigada pelos seus ensinamentos e tbem pelo ser humano abençoado que tive o privilegio de conviver e aprender a ser alguém melhor que se preocupa com o outro !!! By Maria Terezah – Maite

  2. È com grande pesar que escrevo estas poucas linhas, mas que significaram o sentido de minha vida até hoje. Pois foi nesta casa-escola que passei minha infância e adolescência aprendendo não somente a matemática e o português , mas lições de vida e amizade que até hoje não esqueci. A tia Nezita como costumávamos chamar fez parte de minha vida de toda minha família, ela fez a diferença num momento difícil que atravessamos. Soubemos agarrar esta oportunidade e hoje somos muito gratos a ela e seus familiares. Que Deus á ilumine onde estiver, foi guerreira e deixou sua contribuição nesta terra, algo que poucos conseguem.
    Infelizmente soube desta triste notícia um mes após.

    Meus pesares aos familiares.

    Maria de Fátima da Costa, filha de Etelvina R. de Jesus

    • Oi Fátima,

      Para todos nós foi e está sendo um período muito difícil, vendo sua luta no mês inteiro de Junho para continuar vivendo junto conosco, mas sabemos que Deus a acolheu com certeza por toda a sua bondade e atenção para com todos que cruzaram por sua vida. Ela ainda está cuidando de nós como diz seu esposo Edgard.

      Infelizmente não pudemos avisar todas as pessoas que a conheceram, que participaram de suas atividades como sua mãe e toda sua família. Mas faça sua oração a ela, dedique um tempo para pedir a Deus que ela esteja bem, e acima de tudo, guarde em seu coração as coisas boas que ela deixou para vocês.

      Um grande abraço a todos vocês: a Laura, ao Zé Domingos a Eulália, que são os que me lembro.

      Catia Kleinke Jede

  3. ” Quando cheguei de Campo Mourao trazida pela minha madrinha dona Hilda Pereira Camacho ,conheci um mundo que para minha era mágico,lembro me dela com o seu coque e seu sorriso meigo que Deus a tenha a seu lado.SAUDADES ETERNAS.
    Silvana Nunes Pires ( filha de dona Hilda)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s