Bolo de cenoura e suco de laranja

Pensando em uma refeição saudável nossa equipe de Nutrição/Cozinha, fez um delicioso bolo de cenoura, que as crianças adoraram comer, e veja abaixo os benefícios para a saúde deles.

Bolo de cenoura e suco de laranja (6).jpg

Benefício do Consumo de Cenoura e Suco de Laranja:

De acordo com o estudo no Instituto de Ciência e Tecnologia de Alimentos na  UFGGS (2015) e a CIPLAM: Centro de Informações sobre Plantas Medicinais(2016), ressalta:

Cenoura (pró- vitamina A)

Possui folhas comestíveis, pode ser consumida crua, inteira ou como parte da salada, sendo cozidas em sopas e refogados. È grande fonte de fibra dietética e antioxidante (protege as células). Possui ainda efeito antisséptico e de regulação da corrente sanguínea. Fortalece a visão, auxilia no combate a infecções, tosses, rouquidão, é usada em queimaduras, feridas infectadas e ainda  utilizada como cosmético para pele.

Laranja (vitamina C)

Pode ser consumida tanto a fruta ao natural como em saladas, sucos que devem ser feitos e consumidos na hora ou utilizada como ingrediente de bolos. Além de ser muito utilizada como alimento, possui inúmeros benefícios a saúde devido as suas propriedades: analgésica, calmante do sistema nervoso, depurativa, digestiva, anti-helmíntica (vermífugo), estimulante do sistema circulatório, reforça as defesas do organismo prevenindo gripes e infecções. É um dos alimentos mais consumidos para combater a falta de vitamina C.

Estudos epidemiologicos também mostraram  que vitamina A e C podem diminuir a incidência de câncer, Segundo  Mª de L.  P. e Lusânia M. G.

Referências

http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/119753/000968384.pdf?sequence=1

https://ciplamasces.wordpress.com/2016/05/09/voce-sabe-os-beneficios-da-laranja/

http://www.scielo.br/pdf/rn/v12n2/v12n2a01.pdf

RECEITA: BOLO DE CENOURA

Ingredientes:

03 cenouras grandes; 05 ovos; 1/2 copo de óleo; 1 1/2 xícara de leite; 01 xícara de açúcar; 04 xícaras de trigo; 02 colheres de fermento químico.

Modo de preparo:

Bater tudo no liquidificador: óleo, ovos, cenouras, leite e açúcar. Em seguida coloque num recipiente o trigo, fermento a mistura do liquidificador, mexendo aos poucos, colocar na forma untada, levar ao forno em aquecido a 180º C por 40 minutos. Cobertura a gosto.

Pesquisa realizada:

Nutricionista: Cirlei A. Kister

CRN8:5390

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s